BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

Skate

terça-feira, 9 de junho de 2009 às 07:59
O que é o Skate

O Skate é, sem dúvida, um dos esportes radicais mais conhecidos atualmente. Sua popularidade vem dos grandes ídolos do esporte e da grande cobertura da imprensa. Nos últimos anos o crescimento do skate trouxe um grande número de patrocinadores e os campeonatos são cada vez mais disputados.

O skate deixou de ser apenas um esporte e, hoje, é um estilo de vida. Os principais skatistas além de viverem do esporte, ditam moda. O esporte movimenta milhões de dólares todos os anos e sua indústria é uma das mais prósperas indústrias do esporte no mundo.

No Brasil o skate tem se desenvolvido a passos largos e os maiores ídolos do esporte são os campeões mundiais Bob Burnquist e Sandro Dias, mais conhecido como Mineirinho.

Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Skate, Alexandre Viana, o Brasil é a segunda maior potência do esporte no mundo. "Só ficamos atrás dos americanos. Mesmo com toda estrutura que eles tem, competimos de igual para igual".

História do Skate

O skate surgiu nos anos 60, na Califórnia, Estados Unidos, inventado por surfistas como uma brincadeira para os dias que o mar estava sem ondas. Eles juntaram as rodinhas dos patins com um shape, e criaram, assim, o skate.

Apesar do equipamento precário, o esporte conquistou logo os jovens, que se tornariam os primeiro skatistas. Em 1965 foram fabricados os primeiros skates, juntamente com a organização dos primeiros campeonatos.

Nos anos 90, o esporte se consolidou e surgiu o maior skatista de todos os tempos, o norte-americano Tony Hawk. O atleta revolucionou o skate com seus aéreos e flips e trouxe definitivamente novos ares ao skate moderno. Suas manobras são até hoje espelho para os principais skatistas e seu nome já é tema de jogo de vídeo-game.

Atualmente os skatistas norte-americanos e brasileiros são os melhores do mundo e os que geralmente ganham a marioria dos campeonatos.

O Brasil conta com dois grandes nomes de destaque: Sandro "Mineirinho" Dias e Bob Burnquist. O tetracampeão mundial Mineirinho é considerado o rei do 540, e foi o terceiro skatista do mundo a acertar a manobra 900º.

Bob Burnquist nasceu no Brasil, mas mudou-se aos 13 anos para os Estados Unidos buscando se profissionalizar no skate. O auge de sua carreira foi em 2000, quando conquistou o Münster Monster Mastership e o Circuito Mundial de Skate.

O Circuito Brasileiro de Skate Profissional foi inaugurado há 16 anos e realizado pela UBS (União Brasileira de Skate). A disputa conta com provas passando por estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Brasília, realizadas pela CBSK (Confederação Brasileira de Skate).

O Circuito Mundial é organizado pela WCS (World Cup of Skateboarding) e conta com um calendário com provas que passam por países como Canadá, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Estados Unidos e Brasil.

Atletas do Skate


O atual tetracampeão mundial de skate vertical (2003, 2004, 2005 e 2006), Sandro "Mineirinho" Dias, é um dos principais atletas da modalidade. Nascido em Santo André, Mineirinho começou a andar de skate na garagem do prédio com um amigo. Os dois pegavam o skate do irmão de seu amigo, colocavam um pneu em cima e, enquanto um empurrava, o outro ia sentado dentro do pneu.

Mineirinho, que se tornou profissional em 1997, é considerado o rei do 540, e foi o 3º skatista do mundo a acertar a manobra 900º. Seu primeiro título foi o de campeão brasileiro iniciante de street, em 1988. Desde então, Mineirinho enfrentou alguns obstáculos, como em 1990, que foi obrigado a deixar o esporte. Mas em 1995 voltou à ativa em plena forma, conquistando o 5º lugar em sua primeira competição.

Um outro destaque do skate também é brasileiro: Bob Burnquist. O atleta, que é filho de mãe brasileira e pai norte-americano, começou a andar de skate aos nove anos e sempre chamou a atenção devido à sua facilidade de andar de base trocada.

Em 1994, quatro anos após começar a andar de skate, mudou-se para os Estados Unidos, buscando se profissionalizar no skate. Um ano depois, conquistou o Slam City Jam em Vancouver, no Canadá. Em 97,98 e 99, foi eleito o skatista do ano pelos principais veículos do esporte. Mas o auge de sua carreira foi em 2000, quando conquistou o Münster Monster Mastership e o Mundial.

O norte americano Tony Hawk é um dos principais atletas do mundo. É freqüentemente considerado um dos mais habilidosos e mais famosos skatistas atuais. Tornou-se profissional aos 14 anos e até o ano de 2004, Tony realizou uma série de manobras históricas e ganhou mais de 80 competições. Após 11 tentativas mal sucedidas, realizou o primeiro giro de 900 graus nos X games de 1999 e ganhou o prêmio de melhor manobra na competição.

O atleta, que muitas vezes é chamado de "birdman" (homem-pássaro), tem trabalhado para devolver alguma coisa para o esporte que tanto lhe deu: criou o Tony Hawk Foundation, fundação criada para promover e financiar pistas públicas em comunidades carentes e já distribuiu mais de um milhão de dólares para entidades sem fins lucrativos construírem pistas por todo os Estados Unidos.

O curitibano Rodil de Araújo Junior, o Ferrugem, é outro brasileiro que se destaca no skate. Sua vontade era ser piloto de motocross, mas seu pai não permitiu, por achar o esporte muito perigoso. Ferrugem, com o dinheiro de sua mesada, comprou um skate e começou a andar. O atleta foi se desenvolvendo e hoje é bicampeão mundial de skate street (2002-2004). No feminino, em 2006, Karen Jones foi a primeira brasileira a conquistar um título no Circuito Mundial de Skate Vertical na categoria feminino.

Confira os brasileiros campeões mundiais de skate

1995 - Rodrigo "Digo" Menezes (vertical)

2000 - Bob Burnquist (vertical) e Carlos de Andrade, o Piolho (street)

2002 - Rodil de Araújo Júnior, o Ferrugem (street)

2003 - Sandro Dias, o Mineirinho (vertical)

2004 - Sandro Dias, o Mineirinho (vertical) e Rodil de Araújo Júnior, o Ferrugem (street)

2005 - Sandro Dias, o Mineirinho (vertical)

2006 - Sandro Dias, o Mineirinho (vertical) e Karen Jones (vertical)

0 comentários

Postar um comentário

Esporte Extreme | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com